sábado, 17 de dezembro de 2011

VAMOS COMBATER ESTA PRAGA

Mercado Livre é condenado a indenizar cliente por falso e-mail
15 de dezembro de 201116h45 atualizado 17h59

A empresa de comércio eletrônico Mercado Livre foi condenada a ressarcir um vendedor que enviou a mercadoria a um falso comprador, depois que o site o informou que o interessado no equipamento de áudio, avaliado em cerca de R$ 2,9 mil, havia feito o depósito, informou a TV Justiça na quarta-feira. O dinheiro não estava na conta, sendo que o e-mail era falso.

O vendedor entrou na Justiça contra o site, mas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) foi favorável ao Mercado Livre. A disputa então chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde a relatora da 4ª turma do STJ, ministra Isabel Galotti, afirmou que houve falha na prestação de serviços por parte da empresa em garantir a segurança da transação. O Mercado Livre foi condenado então a reembolsar o valor do produto ao vendedor.

O Mercado Livre afirmou que analisa os alcances dessa decisão e que "considera importante destacar que trabalha continuamente em diversas áreas com o objetivo de manter um ambiente seguro em sua plataforma e prover uma experiência positiva a compradores, vendedores e anunciantes".

Extraído do link :

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201112151845_TRR_80613279

15 comentários:

  1. Seu cadastro está bloqueado momentaneamente para novos anúncios no MercadoLivre pois você descumpriu os Termos e Condições e/ou Políticas do site. Em breve você poderá voltar a utilizar o site normalmente.

    Não devo nenhum centavo a essa porcaria de site, sou usuário desde 2002. Um sujeito cria uma conta fantasma em 2 minutos, dá um lance só para me prejudicar e o MERCADO LIVRE me PUNE por isso. É uma falta de respeito esse SITE.

    ResponderExcluir
  2. NO DIA 01/12/2011 AO ENTRAR NO SITE DO MERCADO LIVRE DEPAREI-ME COM UM ANÚNCIO DE UM APARELHO RECEPTOR DESBLOQUEADO, CÓDIGO Nº 210825426 NO VALOR DE R$30,00 (TRINTA REAIS); ANTES DE COMPRAR ENVIEI UMA PERGUNTA SE ERA ESTE PREÇO MESMO E SELECIONEI PARA COMPRAR. NO DIA SEGUINTE A MESMA VENDEDORA PALOMA DE SOUZA VEIO COM UM PALAVRIADO DE BAIXO NÍVEL ONDE A RESPONDI NA MESMA ALTURA. INFORMEI-A QUE DE ACORDO COM O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM SEU ARTIGO 35 DEIXAR DE RECUSAR O CUMPRIMENTO À OFERTA, OCASIONARIA ALÉM DE SEU CUMPRIMENTO PERDAS E DANOS; A VENDEDORA ALEGOU QUE O ERRO ERA DO MERCADO LIVRE E QUE ELA NÃO TINHA NADA A VER COM ISTO. DISSE A ELA QUE ENTÃO FALASSE COM OS RESPONSÁVEIS DO MERCADO LIVRE PARA ATENTAREM CONTRA A FALSA PROPAGANDA QUE PODERIA OCASIONAR FUTURAS DEMANDAS JUDICIAIS. PASSADOS TRÊS DIAS FUI VER OUTRAS COISAS NO MERCADO LIVRE E AO TENTAR FAZER UMA PERGUNTA AO VENDEDOR DEPAREI COM A NOTÍCIA DE QUE MEU CADASTRO TINHA SIDO INABILITADO. ESPERO QUE MEU CADASTRO SEJA ABILITADO, POIS JÁ FIZ VÁRIAS COMPRAS E NUNCA DEIXEI DE CUMPRIR COM MEUS COMPROMISSOS. OBS: TENHO TODOS OS IMAIL SALVOS PARA COMPROVAÇÃO DA VERACIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você qualificou a compra? Seria muito importante você NEGATIVAR essa pessoa alertando aos demais para não caírem no mesmo golpe. Use os 250 caracteres disponíveis e elabore um texto claro alertando o perigo que correm ao comprar com tal vendedor.

      Excluir
    2. Combatemos a venda de memórias falsificadas em sites online e também em lojas físicas. Está mais que claro para nós que esta suposta “vendedora” faz parte do esquema do Mercado “Livre”, por isso que seu cadastra foi inabilitado. Duvidamos muito que tenha seu cadastrado habilitado novamente, pois esses falsos vendedores trabalham com a conivência do Mercado “Livre.” http://contrafalsificado.wordpress.com/

      Excluir
  3. Gente burra existe no mercado livre e em todo o lugar da terra, hoje fiz uma compra tive problemas com minha internet e apareceu que o mesmo produto foi pago 3vezes, 1 a vista e 2 parceladas, entrei em contato com o vendedor (que é novo por sinal), ele fez a devolução do dinheiro, e assim que entro no Mercado Pago minha conta ta com o status zerado, dizendo anulação de entrada de dinheiro, entrei em contato com o mercado livre e depois posto aqui para dizer como ira terminar isso tudo. (o produto ja foi postado e ja estou com o codigo de rastreamento)

    ResponderExcluir
  4. Olá, pretendo entrar com uma ação pois meu cadastro foi bloqueado, gostaria de saber um endereço para intimação.
    Se quiserem mandar para meu email o endereço é marcelomelloramos@yahoo.com.br ou marcelomelloramos@gmail.com
    Desde já, agradeço.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  5. comprei um produto(um depilador de quase 400 reais), paguei(pelo MP),O MP nem esperou minha autorização e rapidamente liberou o pagamento, ao receber o produto que surpresa, "Made em sei lá onde", produto de origem duvidosa; pedi nota fiscal,levaram um tempão pra mandar uma nota falsa.Reclamei..qualifiquei negativamente...além de nao reaver meu dinheiro(afinal,nao vou pagar por um produto original,receber um de contrabando e usar esse produto de origem duvidosa..se acontecer algo,a quem vou reclamar??)ainda mandaram tempos depois, solicitação para que eu mudasse minha qualificação.Não consigo resposta no ML ou MP.Não faço mais nenhuma negociação por lá..já aprendi...mas e aí...fico com meu prejuízo??Francamente...cada vez mais difícil de encontrar pessoas sérias e de confiança, bem como empresas idem!
    Postei isso no "RECLAME AQUI" e até agora estou com o prejuízo!
    Kelly

    ResponderExcluir
  6. Sou vendedor no Mercado Livre a um bom tempo e a alguns dias ocorreu um fato que me deixou encabulado. Efeutei três vendas nas quais meu cliente ficaram muito satisfeitos mas o mercado livre reteu meu dinheiro por motivos ridículos, disseram que o dinheiro foi retido pois tratava-se de um caso de Proteção ao Comprador, sendo que não tinha motivo algum para isso acontece pois os mesmo fizeram uma qualificação POSITIVA, na qual está citado logo abaixo:

    BRUNEKO1...(6) comprou Casaco Moleton Abercrombie tamanho
    "Otimo vendedor, honesto e atencioso. Produto original de otima qualidade com Tags e embalagem originais. Recomendado. Espero fazer negocios novamente"


    MAAM...(2) comprou Camisa Xadrez Hollister - Tamanho P
    Ótimo vendedor, muito atencioso. Prazos cumpridos e o produto esta perfeito. Recomendo."


    FLAVIOARAM...(121) comprou Camisetas Hollister e Abercrombie
    "100% recomendado. Honesto, paguei PAC e me enviou por Sedex, respondeu a todos os e-mails e o produto e super bacana!"

    Juntando estes três cliente efetuei uma venda no total de R$ 329,97. Um ato curioso é que entrei em contato com meus clientes, contei o que aconteceu e os três confirmaram não ter recebido dinheiro algum do Mercado Livre, agora eu pergunto, ONDE ESTÁ MEU DINHEIRO?
    Ao mandar um e-mail para o Mercado Livre e perguntar quando eu receberia meu dinheiro de volta, já que enviei as mercadorias e meus cliente receberam com total satisfação, eis que me respondem assim:

    Informo que a qualificação não é um comprovante válido para apresentação nesses casos pois o comprador cancelou o debito na operadora, precisamos enviar o comprovante de AR que comprova o recebimento realizado pela sua contraparte com assinatura da mesma.
    Por isso deixamos a orientação em nosso Termos e Condições para que sempre em qualquer entrega que realize envie esse documento, assim ficará segura em suas negociações, evitando que novas suspensões aconteçam.
    Como o comprovante não foi enviado dentro do prazo solicitado o valor não poderá ser restituído.
    Para outras informações acesse o Portal de Contato.
    Agradecemos seu contato com nosso Centro de Atenção ao Cliente.
    Ana Paula Valadares
    Representante de Comunicação
    Atenção ao Cliente

    OK, tudo bem que não enviei a mercadoria com AR, mas isso é motivo para eles [editado pelo Reclame Aqui]rem meu dinheiro? E um fato curioso nesta resposta é que foram três compras efetuadas e duas delas não foram feitas por cartão de crédito, então como cancelar o débito na operadora? Qual seria o motivo do cancelamento já que eles receberam a mercadoria e gostaram dela? E outra coisa intrigante, se as qualificações feitas no Mercado Livre não são válidas no Mercado Livre como essas mulher fala, o que é válido no Mercado Livre?

    http://www.reclameaqui.com.br/2361429/mercado-livre/onde-esta-meu-dinheiro/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha conta também está bloqueada!
      Já aguardei muito, agora vou a uma delegacia fazer um BO e abrir um processo contra o ML. Acho que todos que foram lesados deveriam abrir uma ação coletiva contra eles!

      Excluir
  7. COMPREI DIA 26/01/2012 UM CELULAR NO QUAL PAGUEI METADE DO VALOR (R$150,00) NO ATO DA COMPRA, NO QUAL O VENDENDOR EDY.LIMA QUE USA OS E-MAILS gabi.e.edy@gmail.com E edylimaaa@gmail.com
    QUANDO CONSULTEI O CPF DO BOLETO (QUE EU JÁ HAVIA PAGO) O CPF NÃO EXISTIA.
    TENTEI CONTATO PELOS TELEFONES CADASTRADOS NO MERCADO LIVRE E TAMBÉM NÃO TIVE SUCESSO.
    POR ALGUNS DIAS AINDA TROQUEI E-MAILS COM O VENDEDOR QUE DISSE QUE ESTAVA COM PROBLEMAS E QUE DEVOLVERIA MEU DINHEIRO - E ME DEVOLVEU 1 REAL.
    FIZ A DENÚNCIA NO MERCADO LIVRE DIA 31/01/2012
    NÃO OBTIVE RESPOSTAS E AGUARDO ATÉ HOJE.
    NO SITE DO ML NÃO EXISTE NENHUM MEIO DE CONTATO E NEM DE REFAZER A DENÚNCIA.
    SERÁ NECESSÁRIO FAZER UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA?
    AFINAL, O ML NÃO SE PREOCUPA SE OS VENDEDORES FORNECEM OS DADOS CORRETOR E MUITO MENOS DÁ UMA SATISFAÇÃO PARA O USUÁRIO.

    NESTE MOMENTO O ML BLOQUEOU MINHA CONTA, O PAGAMENTO QUE HAVIA FEITO NO CARTÃO DE CRÉDITO FOI BLOQUEADO, O DINHEIRO ESTÁ PARADO NO MERCADO LIVRE E EU PRECISO DO EQUIPAMENTO PARA TRABALHAR MAS NÃO POSSO PORQUE NÃO IREI PAGAR DUAS VEZES PELO MESMO PRODUTO.

    MINHA INSATISFAÇÃO É GRANDE E ESPERO QUE O ML ENTRE EM CONTATO URGENTE, ANTES QUE VIRE CASO DE POLÍCIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você qualificou a compra? Seria muito importante você NEGATIVAR essa pessoa alertando aos demais para não caírem no mesmo golpe. Use os 250 caracteres disponíveis e elabore um texto claro alertando o perigo que correm ao comprar com tal vendedor. Veja o link para alterar a qualificação: http://www.mercadolivre.com.br/jm/ml.faqs.applications.califmade.CalifChange

      Excluir
  8. Pessoal, acho que seria muito válido abrirmos um processo coletivo contra eles!
    O que vocês acham?
    Estou indignada ao ler todos esses posts!

    ResponderExcluir
  9. Ligia Amorim, boa noite. Te dou o seguinte conselho:
    1- Reúna todas as possiveis provas comprovando a compra desse produto (emails do mercado livre, imprima o anuncio, emails do comprador, comprovantes de pagamento, etc, etc)
    2- Abra imediatamente um BO. Caso em sua cidade possua, procure pela delegacia de crimes virtuais/digitais. Enfatize bem no BO que a compra foi feita pelo ML (Mercado Livre) e que o mesmo, apesar de informar que não possui responsabilidade nas transações é o Unico e total responsável pelas transaçoes. Sendo assim, é o Mercado Livre quem vc deve Processar;
    3- Com o BO aberto e toda documentação em mãos, procure o JEC (Juizado Especial Civel) de sua cidade, mais conhecido como pequenas causas, para abrir um Processo Judicial contra o Mercado Livre. Caso necessite tenho informações precisas e concretas do Mercado Livre como Nome dos proprietarios, CPF, endereço do escritorio do Mercado Livre em Sao Paulo, etc. Entre em contato comigo caso necessite de mais informações.
    Espero ter ajudado...
    Caso ainda esteja com duvidas, veja esse site... é uma associação de advogados especializados em crimes praticados Pelo ML. Liga pra eles e pede uma orientação. Eles dao uma atencao excepcional !!
    www.abumeli.com.br
    Abraços,
    Marquinho

    ResponderExcluir
  10. Recentemente fiz uma compra no mercado livre de um dvd automotivo no valor total de 299,00 (com frete). Efetuei o pagamento por cartão... o qual não foi autorizado por eles..e me deram a opção de pagar por boleto. Efetuei o pagamento no dia 19MAR2012...e desde então estou enfrentando uma batalha para eles aprovarem a compra. Na verdade quando pagamos por cartão ou boleto isso é feito pelo mercado pago, o qual garantem uma maior segurança quanto ao pagamento e ao ressarcimento do mesmo. Porém, tenho todas as telas, e-mails e etc de tentativas de contato... o valor consta na minha conta no mercado pago... porém não disponível, pois está vinculado à compra... em contrapartida...eles não aprovam a compra e ficam me mandando e-mail para qualificar o vendedor... Inúmeras formas de contatos foram feitas e as respostas são... DEVES EFETUAR UM NOVO PAGAMENTO POR CARTÃO... PARA DESBLOQUEIO DA CONTA...OU OUTRA FORMA DE PAGAMENTO... sendo que já efetuei tal pagamento. O site do mercado pago disponibiliza uma forma de envio do comprovante que não funciona... diz, por menor que seja o arquivo, que o tamanho excede o limite permitido para envio. Que decepção.
    Charles

    ResponderExcluir
  11. Alguem me ajuda!! Estou com um problema seríssimo no ML! Vendo lá ha 8 anos, sou mercado Líder e agora estou tendo a maior dor de cabeça com eles!!!

    Esses emails que vcs passam são realmente VERDADEIROS??

    E esses telefones??? Nao atende em nenhum!!!!!!!!

    E o endereço??? É correto? Se eu for entrar na justiça, devo enviar a notificação para lá??????

    Alguem me ajuda!
    Laura Ladeira (lauraladeira@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir